domingo, 21 de outubro de 2012

81

Só eu acho que pensar é uma merda?
O discurso de que o homem é o único animal dentre todos os animais conhecidos com a magnífica capacidade de pensar e ter consciência de que pensa, todo mundo já conhece. O quanto podemos criar, recriar, transfomar e evoluir por conta dessa vantagem, é imaginável... Lindo isso. Lindo e triste.
Sério, não sei se eu sou uma pessoa problemática, com um cérebro problemático, mas pensar me faz mal. Pra cacete. Primeiro, na esfera íntima: vai pensar no teu futuro, pra ver a merda que dá. Pelo menos é isso que acontece quando pessoas inseguras pensam. Dependendo da pessoa, até pensar no seu presente - ou principalmente nele - dá merda. É uma angústia escrota.
Segundo, pense no todo. Pense na história do mundo. Pense nas pessoas mortas lutando por... por qualquer causa que não é justificativa pra fazer guerra (porque nada é!). Pense em quantas pessoas estão com fome. Morrem de fome. Em quantas crianças crescem sem oportunidades, sem perspectivas, vítimas de circunstâncias maiores que elas. Pense em quantas vezes os ideais ficam apenas no plano das ideias. O quanto o direito é falho, as pessoas abusam do poder, tiram proveito dos mais fracos. Mentem, iludem, são egoístas.
Vocês vão dizer que essas linhas são apelativas, mas a culpa não é minha. A realidade é apelativa: é só você não fechar os olhos pra ela, pra perceber.
Às vezes me pego pensando no mundo dos bichinhos ditos irracionais. É perfeito: eles fazem o que estão afim de fazer, na hora que estão afim de fazer, não são socialmente obrigados a seguir nenhum padrão de conduta ou beleza. Nem a estudar, para trabalhar, para sobreviver. No máximo, eles precisam matar quando têm fome e fugir pra não matar a fome de nenhum outro. E sabe qual é o melhor? Sem pensar nem teorizar sobre nada, o que os livra de uma porrada de sentimentos ruins, típicos de quem pensa: não há culpa, não há ressentimentos. Não dá nem pra ser hipócrita no mundo deles.
É, o que me entristece é pensar que, mesmo pensando, somos o que somos. Antes a gente não soubesse que pensa, que aí tudo de feio que a humanidade insiste em reproduzir seria justificado pela falta de raciocínio.
Pra porra com essa sapiência, sapiens sapiens!

Nenhum comentário: